terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Geografia da Finlândia

O post dessa semana traz até você, as particularidades da Finlândia, um país de paisagens deslumbrantes e além de tudo, bom para se viver.

A Finlândia é um dos países nórdicos da Europa, situando-se ao Norte do Círculo Polar Ártico. 

Mapa da Finlândia

 Resultado de imagem para mapa da finlandia

A cor mais clara do relevo do mapa acima, é a extensão territorial da Finlândia. O relevo por lá é pouco acidentado, com algumas colinas e montes. O ponto de maior altitude é o Haltitunturi, com 1328m que se encontra no norte da Laponia, que é uma região caracterizada pela presenças de montes de formas arredondadas.

Lapônia Finlandesa

Resultado de imagem para lapônia finlandesa

A Finlândia também é muito conhecida por abrigar diversos lagos e ilhas, tais como o lago Saimaa, o quinto maior lago da Europa. A vegetação é marcada por florestas boreais, também chamada de Taiga. Esse tipo de vegetação torna a terra pouco arável, ou seja, pouco produtiva para plantações. E assim como ocorre na Islândia, um país muito semelhante a esse, e que também ja foi citado em um post aqui no blog, na Finlândia também acontece o fenômeno da aurora boreal, visto na imagem abaixo.

Floresta Boreal na Finlândia
  Resultado de imagem para floresta boreal na finlandia

Em relação ao solo finlandês, é comum que se formem as Morenas ou Morainas, que podem ser definidas como verdadeiros depósitos de Till, um sedimento mal selecionado e sem estratificação, contendo geralmente argila ou matacão e até mesmo resíduos biológicos. Além disso, a rocha mais encontrada por lá é o granito. 

Um fato curioso sobre as terras finlandesas, é que todo esse território é um dos poucos no mundo que continua a se expandir. Isso ocorre por conta do levantamento isostático da Escandinávia, que vem progredindo desde a ultima era glacial do planeta Terra. Com isso, a superfície do país cresce aproximadamente 7Km por ano.

Morenas ou Morainas
Resultado de imagem para morainas na finlandia 

Ao observar o clima que se estabelece na Finlândia, é possível escolher de certa forma onde estar localizado no país. Na parte setentrional, o clima é temperado, e no norte o clima é subartico.

Por fim, um outro fato curioso apresentado por esse país, é sol da meia noite, que varia de acordo com a estação vigente. Durante o verão, o Sol não se põe no período de 73 dias e durante o inverno o Sol não nasce durante 51 dias. Lembrando que esses dias muito longos ou muito curtos, são mais percebidos quando se está em direção ao norte da Finlândia.

Esse foi mais um post do nosso blog, deixe seu comentário ou sugestão abaixo, cadastre o seu e-mail para receber notificações sobre novas postagens e compartilhe nas redes sociais!


terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Geografia e Cultura do Camboja

No post dessa semana, vamos explorar um pouco mais do continente asiático, conhecendo o Camboja!

O Camboja encontra-se localizado no sudeste asiático, onde faz fronteira com a Tailândia (Um dos países já explorados nesse blog em um post). 

Mapa do Camboja


Resultado de imagem para mapa do camboja
O relevo do país é formado basicamente por uma planície lacustre, que é formada pela ação de uma lago. Nesse caso, o lago em questão é o Tonle Sap em seus períodos de inundações, oriundas do Rio Mekong. Além disso, um ponto importante a ser citado sobre esse lago é o fato de em 2001 ele terse tornado uma reserva oficial da biosfera. O que acontece é que quando o lago se expande por conta das inundações, é criada uma zona úmida extensa, que possui a capacidade de abrigar uma grande quantidade de seres vivos ( plantas e animais de diversas espécies). 

O lago Tonle Sap tornou-se uma reserva da biodiversidade com o objetivo de conservar a biodiversidade do ecossistema local, promover o desenvolvimento sustentável desse ecossistema e da população que de alguma maneira a utiliza para fins sociais e de sobrevivência ( cultura pesqueira por exemplo). E por fim, oferecer suporte para projetos de educação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Lago Tonle Sap
 Resultado de imagem para lago tonle sap

A vegetação do Camboja é bem distribuída e muito importante o desenvolvimento da economia do país. Pode-se identificar uma grande floresta tropical, áreas de planície muito férteis, onde se cultiva principamente arroz, milho e tabaco. No litoral, encontra-se uma floresta de mangue, onde é possível ver também a flor de lótus.

Plantação de arroz no Camboja

 Resultado de imagem para plantações de arroz no camboja

Em relação aos aspectos culturais do Camboja, observa que se trata de um país marcado pela religião, principalmente pelo budismo. A maioria dos cambojanos pertencem a etnia Khmer, seguindo de minorias, como os Cham e os Ham, que seguiam a religião islâmica, mas foram perseguidos durante a dinastia Khmer.

Camboja possui cerca de 4392 templos monásticos budistas, sendo hoje o budismo a religião oficial.

Templo budista no Camboja
Resultado de imagem para templo budista no camboja

Um fato curioso, a respeito do budismo no Camboja, envolve a flor de lótus, que pode ser encontrada nesse país, como foi citado há alguns parágrafos acima. Para o budismo essa flor é sagrada, sendo uma planta aquática, portanto floresce na água. Segundo o budismo ela simboliza a pureza do corpo e da mente. A tradição diz que a água de lodo que envolve a planta está relacionada aos desejos carnais e a flor que desabrocha sobre a água seria a promessa de pureza e elevação espiritual.

Flor de Lótus

 Resultado de imagem para flor de lótus

Um país tão rico em biodiversidade e tão profundamente religioso em seus costumes e crenças, esse é o Camboja. Ao se perceber o quanto é valioso um solo tão fértil, propício para o cultivo de um dos alimentos mais saudáveis encontrados nesse mundo, o arroz, é necessário refletir sobre a terra em que pisamos. Enquanto seres integrantes de uma imensa biodiversidade, será que nós seres humanos cuidamos dela para que continuemos a viver?

Os Cambojanos, cuidam muito bem da imensa reserva da biodiversidade que possuem, sigamos então esse exemplo, para que continuemos a habitar aqui, na Terra, e assim podendo ouvir a harmonia em que a natureza foi criada e deve ser conservada.

Esse foi mais um post do nosso blog, compartilhe nas redes sociais, deixe seu comentário abaixo, e se ainda não cadastrou o seu e-mail, cadastre-se e receba notificações sobre as novas postagens! Valeu!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Geografia do Círculo de Fogo do Pacífico

O Círculo de Fogo do Pacífico, não, não é um círculo de fogo no meio do oceano!
Pelo menos não diretamente. O Ring of Fire, ou também anel de fogo, é uma área com altíssima instabilidade geológica. Encontra-se localizado a oeste das Américas e a leste da Ásia e Oceania.

Círculo de Fogo do Pacífico
 Resultado de imagem para circulo de fogo do pacifico

Essa área delimitada no mapa acima, é formada por diversas fossas oceânicas, que são áreas de encontro de placas tectônicas, sendo essas áreas caracterizadas por recorrentes terremotos. Além disso, ocorrem também muitas atividades vulcânicas (dando origem ao nome do círculo geológico).

Estima-se que 90% dos terremotos que ocorrem no mundo têm sua origem no anel de fogo do pacífico, e que 50% dos vulcões que existem no planeta, pertencem a esse anel.

A extensão territorial do Círculo de Fogo do Pacífico possui 40 mil quilômetros, tendo um formato de ferradura que se inicia pela região da Cordilheira dos Andes e se extende até as Filipinas.

Placas Tectônicas do Círculo de Fogo
Resultado de imagem para circulo de fogo do pacifico


Imagem Satélite ilustrativa do Círculo de Fogo
Imagem relacionada 

Esse foi o post dessa semana, não esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar o seu comentário ou sugestão abaixo!

Aproveite e cadastre o seu e-mail em nosso blog, para ficar ligado sobre novas postagens!

sábado, 7 de janeiro de 2017

Geografia e Cultura de Bangladesh

O post dessa semana irá transportar você, caro leitor, a Bangladesh, um país com identidade cultural e belezas naturais marcantes!

Bangladesh é um país que compõe o continente asiático, estando localizado mais especificamente ao sul da Ásia. Sua localização também é geralmente identificada pelo delta dos rios Ganges e Brahmaputra. Vale lembrar que um delta é formado por acumulação de sedimentos terrígenos, transportados pelo curso de um rio e depositados no ponto de encontro com o mar.

Mapa de relevo de Bangladesh

Resultado de imagem para mapa de bangladesh

O relevo do território de Bangladesh possui poucas elevações acima do nível do mar. A maior parte dos níveis de altitude não passam de 10 metros. Isso possibilita a fácil fertilização do solo nos períodos de cheias dos rios. 
Rio Ganges 
Resultado de imagem para rio ganges
Acima temos a imagem do rio ganges, muito visitado pelo povo de Bangladesh para se banharem. 

O clima de Bangladesh é considerado tropical, caracterizado por períodos chuvosos, temperaturas moderadas e grande umidade. Além disso, costumam ocorrer inundações, ciclones tropicais e tornados por lá.

Em relação a vegetação, a costa é formada por uma extensa selva pantanosa:
Resultado de imagem para vegetação de bangladesh
Ao direcionar o nosso olhar para os aspectos culturais existentes em Bangladesh, nota-se uma intensa influência religiosa. A maior parte da população é muçulmana, mas existem também muitos adeptos do hinduísmo.

Povo muçulmano em Bangladesh
 Resultado de imagem para templo muculmano em bangladesh 
Apesar de ser um dos países mais povoados do mundo, Bangladesh possui altos índices de desnutrição e pobreza:

Resultado de imagem para imagens de pobreza em bangladesh

Bangladesh é um país que enfrenta grandes dificuldades sociais, religiosas e naturais. Mas ainda assim, é possível perceber, quanto o povo local respira a vida existente lá. Basta observar a imagem acima, você nota o olhar lúcido, vívido e os sorrisos sinceros de quem busca sobreviver em meio as adversidades. A melodia dramática provocada pelo olhar crítico de pesquisas da ONU e outras instituições, sobre os níveis de pobreza nesse país, tornam-se uma melodia de exortação de viver a realidade local sem medo.

Esse foi o post dessa semana, se você gostou, compartilhe nas redes sociais, deixe seu comentário abaixo, e cadastre o seu e-mail para receber notificações sobre novas postagens!