Geografia e Cultura do Camboja
No post dessa semana, vamos explorar um pouco mais do continente asiático, conhecendo o Camboja!
O Camboja encontra-se localizado no sudeste asiático, onde faz fronteira com a Tailândia (Um dos países já explorados nesse blog em um post).
Mapa do Camboja
O relevo do país é formado basicamente por uma planície lacustre, que é formada pela ação de uma lago. Nesse caso, o lago em questão é o Tonle Sap em seus períodos de inundações, oriundas do Rio Mekong. Além disso, um ponto importante a ser citado sobre esse lago é o fato de em 2001 ele terse tornado uma reserva oficial da biosfera. O que acontece é que quando o lago se expande por conta das inundações, é criada uma zona úmida extensa, que possui a capacidade de abrigar uma grande quantidade de seres vivos ( plantas e animais de diversas espécies).
O lago Tonle Sap tornou-se uma reserva da biodiversidade com o objetivo de conservar a biodiversidade do ecossistema local, promover o desenvolvimento sustentável desse ecossistema e da população que de alguma maneira a utiliza para fins sociais e de sobrevivência ( cultura pesqueira por exemplo). E por fim, oferecer suporte para projetos de educação ambiental e desenvolvimento sustentável.
Lago Tonle Sap
A vegetação do Camboja é bem distribuída e muito importante o desenvolvimento da economia do país. Pode-se identificar uma grande floresta tropical, áreas de planície muito férteis, onde se cultiva principamente arroz, milho e tabaco. No litoral, encontra-se uma floresta de mangue, onde é possível ver também a flor de lótus.
Plantação de arroz no Camboja
Em relação aos aspectos culturais do Camboja, observa que se trata de um país marcado pela religião, principalmente pelo budismo. A maioria dos cambojanos pertencem a etnia Khmer, seguindo de minorias, como os Cham e os Ham, que seguiam a religião islâmica, mas foram perseguidos durante a dinastia Khmer.
Camboja possui cerca de 4392 templos monásticos budistas, sendo hoje o budismo a religião oficial.
Templo budista no Camboja
Um fato curioso, a respeito do budismo no Camboja, envolve a flor de lótus, que pode ser encontrada nesse país, como foi citado há alguns parágrafos acima. Para o budismo essa flor é sagrada, sendo uma planta aquática, portanto floresce na água. Segundo o budismo ela simboliza a pureza do corpo e da mente. A tradição diz que a água de lodo que envolve a planta está relacionada aos desejos carnais e a flor que desabrocha sobre a água seria a promessa de pureza e elevação espiritual.
Flor de Lótus
Um país tão rico em biodiversidade e tão profundamente religioso em seus costumes e crenças, esse é o Camboja. Ao se perceber o quanto é valioso um solo tão fértil, propício para o cultivo de um dos alimentos mais saudáveis encontrados nesse mundo, o arroz, é necessário refletir sobre a terra em que pisamos. Enquanto seres integrantes de uma imensa biodiversidade, será que nós seres humanos cuidamos dela para que continuemos a viver?
Os Cambojanos, cuidam muito bem da imensa reserva da biodiversidade que possuem, sigamos então esse exemplo, para que continuemos a habitar aqui, na Terra, e assim podendo ouvir a harmonia em que a natureza foi criada e deve ser conservada.
Esse foi mais um post do nosso blog, compartilhe nas redes sociais, deixe seu comentário abaixo, e se ainda não cadastrou o seu e-mail, cadastre-se e receba notificações sobre as novas postagens! Valeu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário