sábado, 7 de janeiro de 2017

Geografia e Cultura de Bangladesh

O post dessa semana irá transportar você, caro leitor, a Bangladesh, um país com identidade cultural e belezas naturais marcantes!

Bangladesh é um país que compõe o continente asiático, estando localizado mais especificamente ao sul da Ásia. Sua localização também é geralmente identificada pelo delta dos rios Ganges e Brahmaputra. Vale lembrar que um delta é formado por acumulação de sedimentos terrígenos, transportados pelo curso de um rio e depositados no ponto de encontro com o mar.

Mapa de relevo de Bangladesh

Resultado de imagem para mapa de bangladesh

O relevo do território de Bangladesh possui poucas elevações acima do nível do mar. A maior parte dos níveis de altitude não passam de 10 metros. Isso possibilita a fácil fertilização do solo nos períodos de cheias dos rios. 
Rio Ganges 
Resultado de imagem para rio ganges
Acima temos a imagem do rio ganges, muito visitado pelo povo de Bangladesh para se banharem. 

O clima de Bangladesh é considerado tropical, caracterizado por períodos chuvosos, temperaturas moderadas e grande umidade. Além disso, costumam ocorrer inundações, ciclones tropicais e tornados por lá.

Em relação a vegetação, a costa é formada por uma extensa selva pantanosa:
Resultado de imagem para vegetação de bangladesh
Ao direcionar o nosso olhar para os aspectos culturais existentes em Bangladesh, nota-se uma intensa influência religiosa. A maior parte da população é muçulmana, mas existem também muitos adeptos do hinduísmo.

Povo muçulmano em Bangladesh
 Resultado de imagem para templo muculmano em bangladesh 
Apesar de ser um dos países mais povoados do mundo, Bangladesh possui altos índices de desnutrição e pobreza:

Resultado de imagem para imagens de pobreza em bangladesh

Bangladesh é um país que enfrenta grandes dificuldades sociais, religiosas e naturais. Mas ainda assim, é possível perceber, quanto o povo local respira a vida existente lá. Basta observar a imagem acima, você nota o olhar lúcido, vívido e os sorrisos sinceros de quem busca sobreviver em meio as adversidades. A melodia dramática provocada pelo olhar crítico de pesquisas da ONU e outras instituições, sobre os níveis de pobreza nesse país, tornam-se uma melodia de exortação de viver a realidade local sem medo.

Esse foi o post dessa semana, se você gostou, compartilhe nas redes sociais, deixe seu comentário abaixo, e cadastre o seu e-mail para receber notificações sobre novas postagens!


Nenhum comentário:

Postar um comentário