quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Geologia do planeta Marte

No post de hoje, o Melodia Territorial vai trazer até você, caro leitor, um pouco sobre as características geológicas do planeta Marte. O planeta vermelho, como alguns assim o chamam, provoca até hoje na comunidade científica de diversas partes do mundo, muita curiosidade. Sendo de grande relevância buscar conhecer melhor, o que esse planeta possui de tão intrigante.
Marte
Resultado de imagem para marte 

Segundo teorias científicas, o planeta Marte em sua origem possuía uma camada protetora composta de ferro derretido, o calor e pressão chegavam a atmosfera de Marte com certa fluidez. Mas, com o tempo, a camada foi se perdendo, a supefície do planeta começou a perder calor e pressão, com isso a água deixou de ser líquida, para se tornar sólida.

Cientistas sustentam a hipótese de que os pólos do planeta vermelho, tenham superfície coberta de camadas de gelo seco, dióxido de carbono congelado. Além disso, também afirmam que o solo marciano possui verdadeiros lençóis aquiferos de água em estado sólido.

Imagem de água congelada em Marte
Resultado de imagem para água congelada em marte 

O planeta possui regiões desérticas, que são atacadas por tempestades de poeira, o clima no planeta é sempre muito seco, onde todas as noites as temperaturas caem para -73 °C. 

Em relação ao relevo de Marte, as várias expedições feitas por instrumentos de análise enviados pela Nasa mostraram diversas crateras e vales na superfície marciana, além de um inchaço que evidencia a existencia de antigas de atividades vulcânicas, onde se formou o Monte Olimpo, com concentração de óxido de ferro, um vulcão inativo e que é hoje o maior monte do nosso sistema solar.
Imagem do Monte Olimpo

Resultado de imagem para monte olimpo marte

Um dos elementos que impulsionam a hipótese da existência de vida orgânica é a existência de água, e Marte possui água, só que congelada, como já foi dito. Porém, ao longo de várias pesquisas cientistas têm encontrado possíveis evidências de que houve ou pode haver vida primitiva em Marte. Uma dessas evidências diz respeito a um meteorito esverdiado, encontrado na Antártida. A cor do fragmento chamou a atenção de cientistas na epoca, por ser incomum encontrar meteoritos de cor verde. O fragmento acabou sendo rotulado como um fragmento asteróide. Entretanto, alguns anos depois, um especialista em asteróides disse que se tratava de um pedaço de Marte, pois se assemelhava aum meteorito marciano encontrado anos antes deste. O meteorito era composto de particulas de carbono, elemento também essencial para a existência de vida orgânica e sua estrutura seria semelhante a de um verme.

Contudo, ainda hoje, os cientistas não afirmam com clareza, o que o tal fragmento pode representar em termos de descoberta de vida fora da Terra.

Meteorito de Marte encontrado na Antártida
Resultado de imagem para meteorito verde de marte encontrado na antartida

Bom, possuindo vida primitiva, inteligente, ou nenhuma das duas, Marte continua sendo um ótimo lugar para se pesquisar e aprimorar conhecimentos científicos, principalmente geológicos e biológicos. Ainda não se sabe ao certo as potencialidades que o planeta vermelho pode apresentar, sendo rotulado como lugar inóspito, sem chances de sobrevivência para a vida humana, mas é possível dizer com certeza, que é um vasto território livre para ser investigado pela vã curiosiade humana.

Esse foi o post dessa semana, se você gostou deixe seu comentário ou sugestão abaixo, compartilhe nas redes sociais e inscreva-se o seu e-mail para ficar ligado sobre novas postagens, até a próxima!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

A Energia espiritual dos minerais

No post dessa semana trazemos mais um assunto um pouco diferente do habitual, mas que é muito interessante para quem tem curiosidade sobre o mundo espiritual. Como já dito no título acima, esse post trata da energia espiritual transmitida pelos minerais. São vários os espiritualistas e esotéricos que afirmam a existência dessa influência dos minerais no espírito humano.

Veremos a seguir os principais minerais relacionados ao assunto e o seu poder espiritual. Mas antes disso, é preciso definir o que é um mineral. Um mineral é uma substância natural, inorgânica e de composição química específica. Geralmente pode ser encontrado ao redor de rochas ou depósitos minerais.

Depois dessa breve descrição, vamos ao foco desse post de hoje:

Quartzo
Resultado de imagem para quartzo 

O Quartzo reflete a pureza, sendo muito utilizado para a cura. Pode ser útil também em suas variadas cores. O Quartzo azul por exemplo aumenta o conhecimento sobre a espiritualidade, o rosa corresponde ao amor incondicional, equilibra as emoções, fortalece o amor próprio. O verde corresponde a prosperidade, serve para a cura física. E o fumê, aumenta a esperança.

Dolomita
 
Resultado de imagem para dolomita 

A Dolomita possui um efeito calmante, harmonizando o ambiente. Conta-se que no passado a Dolomita era moída por médicos e alquimistas e depois utilizada para tratar doenças da pele e dos ossos.

Calcita azul
Resultado de imagem para calcita azul 

A Calcita azul é conhecida por atrair pensamentos puros, além de elevar a consciência e auxiliar na conexão com planos espirituais em sonhos e meditações.

Hematita
Imagem relacionada 

A Hematita ajuda na boa circuluação do sangue e evita reumatismo. Dá otimismo e coragem.

Granada 

Resultado de imagem para granada mineral 

A Granada, além de limpar pensamentos impuros, dá a capacidade de ter mais paciência e compaixão.

Esse foi mais um post do blog Melodia Territorial. Sempre trazendo assuntos relevantes, sobre tudo o que é natural em nosso planeta. 

Compartilhe nas redes sociais e deixe seu comentário abaixo!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Geografia e Cultura da Tailândia

Nessa semana, o blog melodia territorial traz para você um pouco da Tailândia, um país com cultura e geografia especiais!

Mapa da Tailândia
 
Imagem relacionada 

Como é possível notar, esse é o mapa da Tailândia, que está localizada no sudoeste da Ásia. O país possui uma diversidade de recursos naturais, tais como florestas, ilhas e formações rochosas.

As florestas são tropicais, onde se encontra também manguezais.
Imagem relacionada

Conhecido também por suas pequenas ilhas ao longo de seu litoral, tal como a ilha Ko Yao Yai:
Resultado de imagem para ilha ko chang tailandia 

Na imagem acima vemos os esqueletos de corais e plancton mantidos por calcário biodetrítico, caracterizando as rochas orgânicas.

Em relação ao clima da Tailândia, pode-se dizer que é um clima tropical úmido, com a ação de ventos de monção, que variam segundo a época do ano. Ou seja, é um país com ocorrência de muitas precipitações. A temperatura geralmente varia de 15 °C e 35 °C.

A Tailândia também é muita conhecida por sua força cultural religiosa, onde o budismo é a religião predominante. É possível encontrar vários templos budistas espalhados pelo país:

Resultado de imagem para templo budista na floresta da tailandia

Um país como esse não pode passar batido numa lista de lugares para se visitar. O encanto que ele traz com a junção de suas belas paisagens e os antigos templos budistas, provoca uma vibração energética, no sentido de fazer com que aquele que esteja lá, pense onde está o seu ser quando interage com a natureza. Está integrado a tudo que é natureza no mundo ou com medo de conhecer o que a natureza tem a oferecer?

Esse foi o post da semana, deixe seu comentário ou sugestão abaixo, é muito importante. 
Compartilhe nas redes sociais e inscreva-se em nosso canal no youtube, em breve mais vídeos estarão lá!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Lua acesa!


Esquema de luz feito com mármore calcítico e uma lâmpada.


Acesse o canal Melodia Territorial no YouTube e compartilhe nas redes sociais, inscreva-se no canal!


terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Mármore Dolomítico

Essa semana o Melodia Territorial traz uma postagem diferente para você leitor, iremos falar um pouco sobre o mármore dolomítico, uma rocha metamórfica muito apreciada no mundo todo. Então venha com a gente, venha conhecer um pouco mais sobre essa rocha que muitos gostam de ter em belas construções, por sua beleza exterior, mas não a conhecem muito bem por dentro.

Bom, a começar pela classificação que o mármore dolomítico possui, é uma rocha metamórfica, porque provem de um processo de transformação de uma outra rocha. Esse processo é chamado de metamorfismo, onde ocorrem reações no estado sólido da rocha. No caso desse tipo de mármore, o metamorfismo se dá a partir do Dolomito, uma rocha que possui em sua composição o mineral dolomita em grande quantidade, daí o nome.

Durante um processo de metamorfismo, ocorre a recristalização total ou parcial dos minerais de uma rocha, gerando uma nova rocha, com características diferentes da anterior. Abaixo temos uma foto de um mármore dolomitíco:


Tal processo de metamorfismo é influenciado por condicionantes que determinam a formação da nova rocha, tais condicionantes podem ser: as variações de temperatura, pressão atmosférica e pressão dos fluidos. De acordo com as variações de pressão e temperatura, é possível definir o grau de metamorfismo da rocha. No caso do mármore dolomítico, seu grau de metamorfismo é considerado baixo, ou seja, se dá por baixas pressões e baixas temperaturas. Além disso, sua textura é considerada maciça, ou seja, é possível identificar características da rocha original.

 
Quando se pensa em qual tipo de ambiente ocorrem os processos de metamorfismo e onde pode ser encontrado o mármore dolomitico, pode-se dizer que ocorrem em margens continentais convergentes (zonas de colisão de placas tectônicas) e em formações de cadeias de montanhas e arcos de ilha. Com isso, não somente o mármore dolomítico, como também outras rochas metamórficas, podem ser encontradas ao redor de corpos ígneos intrusivos (plutônicos), zonas de falhamento e de hidrotermalismo. Uma curiosidade sobre o mármore em geral, é que ele possui menor resistência do as rochas ígneas, tais como o granito ou o gabro, por exemplo.

Esse foi o post dessa semana, um pouco diferente do habitual, mas muito enriquecedor para quem gosta de apreciar toda a natureza que nos rodeia.

Se você gostou do post, compartilhe nas redes sociais e deixe seu comentário ou sugestões para o blog, no campo abaixo. Até a próxima e boa semana!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Geografia da Patagônia

No post dessa semana, você irá conhecer a melodia territorial da Patagônia, um dos territórios menos modificados diretamente pelo homem. A Patagônia está localizada na America do Sul, estando distribuída pelas terras da Argentina e Chile. Tem-se então, a Patagônia Argentina, localizada a leste do continente e a Patagônia Chilena, localizada a oeste.

Mapa de relevo da Patagônia


https://megaarquivo.files.wordpress.com/2011/07/patagonia2.jpg

No mapa acima, temos uma representação do relevo da Patagônia, podendo ser destacada a predominância de extensos planaltos no território, devido a cor escura ser mais presenteno mapa. É uma região dominada por montanhas e torres, cobertas ou não de neve.

Monte San Valentín
Imagem relacionada


Cerro Torre
Resultado de imagem para Cerro Torre

Além de montanhas, a Patagônia também abriga extensas glaciares, dentre eles o Perito Moreno, na Argentina, que é o terceiro maior glaciar do mundo, com cerca de 250 km².

Glaciar Perito Moreno
Resultado de imagem para glaciar perito moreno 

O Clima predominante na Patagônia é de temperado a frio, com temperatura média anual de 10°C ao Norte e 4°C ao Sul. Apesar do clima frio e dos ventos intensos, também são recorrentes as chuvas, devido a umidade relacionada a localização das terras patagônicas, que se encontram em meio aos oceanos Pacífico e Atlântico.

Porém, mesmo havendo muito gelo e neve, a Patagônia é considerada o maior deserto da América. Em relação a vegetação, o clima frio favorece a existência de Tundras, Estepes e Pinheiros.

"Deserto Frio na Patagônia"
Resultado de imagem para estepes patagonia 

Bom, onde tem gelo ou neve, tem de ter água! E a Patagônia tem, rios e lagos cortam montanhas, refletindo um clima frio e gelado, de águas azul fosco, como se tivessem jogado leite nas águas:

Lago Pehoe
Resultado de imagem para lago patagonia

Por tão belas paisagens, a Patagônia possui hoje sua economia muito impulsionada pelo turismo, com estações de esqui e parques naturais. Além disso, pratica-se também a agricultura, a pecuária e a pesca.
Um lugar como a Patagônia não é encontrado em qualquer lugar. A afirmação é pertubadora sim, pois diversas partes do mundo possuem glaciares, montanhas geladas, e planícies extensas de estepes, mas na Patagônia é um pouco diferente. O território é pouco explorado do ponto de vista industrial e também pouco poluído. Fazendo-se uma comparação com a Groenlândia por exemplo, pode-se perceber que ela foi muito mais atingida por danos ambientais causados pelo efeito da queima de carvão e industrialização acelerada da Europa, do que na Patagônia. Pode-se dizer que a Patagônia possui uma natureza conservada e respeitada pelos habitantes tanto da Argentina, quanto do Chile. A melodia territorial desse lugar se dá de forma supreendente, pois os sons do vento, das águas, dos glaciares se desmanchando e das avalanches nas montanhas, casam-se perfeitamente com as formas e belezas encontradas nesse vasto território, moldadas de maneira natural antes de tudo.
Esse foi o post dessa semana! 

Deixe seu comentário ou sugestão abaixo e compartilhe nas redes sociais! 
O blog melodia territorial agradece, até mais!