quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Geografia da Patagônia

No post dessa semana, você irá conhecer a melodia territorial da Patagônia, um dos territórios menos modificados diretamente pelo homem. A Patagônia está localizada na America do Sul, estando distribuída pelas terras da Argentina e Chile. Tem-se então, a Patagônia Argentina, localizada a leste do continente e a Patagônia Chilena, localizada a oeste.

Mapa de relevo da Patagônia


https://megaarquivo.files.wordpress.com/2011/07/patagonia2.jpg

No mapa acima, temos uma representação do relevo da Patagônia, podendo ser destacada a predominância de extensos planaltos no território, devido a cor escura ser mais presenteno mapa. É uma região dominada por montanhas e torres, cobertas ou não de neve.

Monte San Valentín
Imagem relacionada


Cerro Torre
Resultado de imagem para Cerro Torre

Além de montanhas, a Patagônia também abriga extensas glaciares, dentre eles o Perito Moreno, na Argentina, que é o terceiro maior glaciar do mundo, com cerca de 250 km².

Glaciar Perito Moreno
Resultado de imagem para glaciar perito moreno 

O Clima predominante na Patagônia é de temperado a frio, com temperatura média anual de 10°C ao Norte e 4°C ao Sul. Apesar do clima frio e dos ventos intensos, também são recorrentes as chuvas, devido a umidade relacionada a localização das terras patagônicas, que se encontram em meio aos oceanos Pacífico e Atlântico.

Porém, mesmo havendo muito gelo e neve, a Patagônia é considerada o maior deserto da América. Em relação a vegetação, o clima frio favorece a existência de Tundras, Estepes e Pinheiros.

"Deserto Frio na Patagônia"
Resultado de imagem para estepes patagonia 

Bom, onde tem gelo ou neve, tem de ter água! E a Patagônia tem, rios e lagos cortam montanhas, refletindo um clima frio e gelado, de águas azul fosco, como se tivessem jogado leite nas águas:

Lago Pehoe
Resultado de imagem para lago patagonia

Por tão belas paisagens, a Patagônia possui hoje sua economia muito impulsionada pelo turismo, com estações de esqui e parques naturais. Além disso, pratica-se também a agricultura, a pecuária e a pesca.
Um lugar como a Patagônia não é encontrado em qualquer lugar. A afirmação é pertubadora sim, pois diversas partes do mundo possuem glaciares, montanhas geladas, e planícies extensas de estepes, mas na Patagônia é um pouco diferente. O território é pouco explorado do ponto de vista industrial e também pouco poluído. Fazendo-se uma comparação com a Groenlândia por exemplo, pode-se perceber que ela foi muito mais atingida por danos ambientais causados pelo efeito da queima de carvão e industrialização acelerada da Europa, do que na Patagônia. Pode-se dizer que a Patagônia possui uma natureza conservada e respeitada pelos habitantes tanto da Argentina, quanto do Chile. A melodia territorial desse lugar se dá de forma supreendente, pois os sons do vento, das águas, dos glaciares se desmanchando e das avalanches nas montanhas, casam-se perfeitamente com as formas e belezas encontradas nesse vasto território, moldadas de maneira natural antes de tudo.
Esse foi o post dessa semana! 

Deixe seu comentário ou sugestão abaixo e compartilhe nas redes sociais! 
O blog melodia territorial agradece, até mais!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário