segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Geografia e Cultura do Nepal

No post dessa semana, você irá conhecer um pouco da Geografia do Nepal, mais uma parte do continente asiático para ser desvendado!

Mapa do Nepal
Resultado de imagem para mapa do nepal 

Nepal encontra-se localizado no sul da Ásia, entre a Índia e a República Popular da China (Tibete). O país possui uma população estimada em 22 milhões de habitantes. Os Nepaleses são em geral descendentes de três grandes migrações da Índia. Entretanto, pesquisas demográficas calculam que convivem juntas 12 etnias diferentes no território nepalês. A maior parte da população vive em vilas nas regiões montanhosas. A religião predominante é o Hinduísmo, seguida do Budismo.

Templo Pashupatinah
 Resultado de imagem para Templo de Pashupatinath


O relevo encontrado por lá é marcado por altas montanhas, como a Cordilheira do Himalaia, com picos de 6000 metros de altitude, tais como o Monte Everest, o ponto mais alto do nosso planeta. Lembrando que uma cordilheira é uma cadeia de montanhas, o Monte Everest está dentro dessa cadeia.

Cordilheira do Himalaia
Resultado de imagem para cordilheira do himalaia

O clima comummente é frio. A vegetação é marcada pela diversidade da flora, com cerca de 7000 espécies de flores diferentes.

As características culturais de um país podem definir com clareza a identidade das pessoas que ali vivem, e com o Nepal isso não é diferente. A maioria dos nepaleses são vegetarianos, por conta da doutrina hinduísta. Assim como bom o arroz e feijão é o prato que representa a comida do brasileiro, no Nepal o arroz também faz sucesso, porém, a combinação do sabor nepalês é feita sem o feijão. O prato mais típico preparado e apreciado por lá é Dal Bhat, que basicamente é uma porção de arroz branco servido com um molho de lentilhas.

Dal Bhat

 Resultado de imagem para dal bhat

Um fato que chama muita atenção no país, são as moradias, que possuem uma versatilidade concordante com o clima do país. As casas que se encontram nas áreas rurais são feitas com uma estrutura de bambu e paredes cobertas de barro e uma mistura de esterco de vaca. O material utilizado nas paredes permite que durante o verão, a casa seja fresca e arejada, e durante o inverno a casa fica com as paredes quentes e casa fica em uma temperatura confortável.

Quando subimos as colinas, já pode-se notar casas feitas com tijolo cru, alvenaria, sendo que a rocha ardósia é muito utilizada em telhados.


Exemplo de moradia no Nepal
 Resultado de imagem para casa no nepal 

Sem dúvida, e possível definir o Nepal como mais um dos incríveis países asiáticos, com geografia e cultura marcantes. Sendo um país muito populoso, a diversidade é a palavra que melhor o define. Certamente, é um ótimo lugar para se visitar e até mesmo desenvolver uma pesquisa de campo.

Esse foi o post dessa semana, deixe seu comentário ou sugestão abaixo, compartilhe nas redes sociais, e inscreva o seu e-mail no blog para receber notificações sobre novas postagens!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário